Por: Lucas de Azevedo – Jornalista –
Patrick Santos Toussaint, 26, membro do Capítulo Avalon nº568 no Rio de Janeiro, conquistou no primeiro domingo de dezembro, na Arena Olímpica da Barra da Tijuca, Zona Oeste, o campeonato brasileiro de jiu jitsu NO-GI (sem kimono) da Alfa Barra.
“Agradeço a todo o preparo, apoio e dedicação dos meus Mestres”.
“Estou muito feliz em estar retornando aos tatames e as competições também na categoria sem kimono. O sentimento é de dever cumprido e desengasgou o segundo lugar do campeonato estadual disputado recentemente”.
Patrick Toussaint, da academia TheCross, tem como treinadores os Mestres Carla Cavalcante e Robson da Conceição é apaixonado por Jiu-Jitsu desde 2012, onde, ao longo do tempo, obteve títulos importantes como: campeão estadual, brasileiro, sul americano e mundial, na faixa roxa, categoria galo até 58KG, sendo filiado a Confederação Brasileira de Jiu Jitsu (CBJJ).
Instrumentador Cirúrgico e estudante de enfermagem, sempre leva consigo os ensinamentos que a Ordem DeMolay lhe ensinou, juntamente com a educação familiar e religiosa.
“A Ordem DeMolay sempre somou em minha vida, sou muito grato a todos os ensinamentos que essa Instituição Juvenil me proporcionou, onde carrego diariamente todas as virtudes“.
O Jiu Jitsu sem Kimono teve como precursor Rolls Gracie nas décadas de 1950 a 1980 que introduzia as aulas de Jiu Jitsu lutas de outras modalidades como o sambô e a luta olímpica, onde os adeptos não utilizam a vestimenta tradicional do Jiu Jitsu, o Kimono.
Cada vez mais a Federação Internacional de Jiu-Jitsu (IBJJF) tem dado importância ao chamado “No-Gi”, expressão em inglês para designar o Jiu-Jitsu “sem kimono”.
Foto cedida para divulgação