Gabinete Nacional, (GN), do Supremo Conselho DeMolay Brasil, (SCDB), lançou em janeiro em suas redes sociais, o Clube do Livro com o objetivo de proporcionar um espaço disponível no Sistema de Informação DeMolay, (SISDM), onde os membros dessa Instituição Juvenil e Maçons regulares possam ter a oportunidade de cadastrar obras que leram e gostaram, podendo também colocar título da obra, foto da capa e um pequeno resumo.
Os DeMolays, ao clicarem no link Clube do Livro em uma aba ao lado esquerdo do SISDM, poderão visualizar uma série de obras que irão motivar a leitura e depois avaliar, em uma interação continua com os demais Irmãos a partir da leitura disponível no site do demolaybrasil.org.br.
“O Clube do Livro tem finalidade de incentivar a leitura e despertar o espírito crítico e reflexivo a partir de novos conhecimentos. Além disso, é uma forma da Gestão do Gabinete Nacional engajar o desenvolvimento dos membros por meio de um movimento educacional que é base não somente da instituição como também da sociedade”, menciona o Mestre Conselheiro Nacional Adjunto, Irmão Daniel Ribeiro Santos.
O projeto começou em janeiro; segundo os organizadores, deve vigorar até o fim da atual gestão do Gabinete Nacional, em julho deste ano.
“A importância do projeto é a troca de cultura, a troca de ideias, a ampliação do repertório de mundo de nossos DeMolays, já que defendemos a liberdade intelectual sobremaneira em nossa Ordem”, menciona o Coordenador do Projeto Movimento Educacional, Irmão Daniel Abud Marques Robbin, membro do Capítulo Pharol do Norte nº 937, do município de Ladário, distante 426 km de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
O Clube do Livro é a terceira fase do Movimento Educacional do Gabinete Nacional. A primeira etapa constituiu nos webnários organizados conjuntamente entre o GN e a Comissão Nacional de Educação do SCDB.
A segunda fase do Movimento Educacional está constituída por apresentações sobre Áreas Vocacionais, também ligado aos vestibulares e ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), juntamente com a fase anterior, que tem início previsto para esse mês, simultaneamente ao Clube do Livro, que fecha o ciclo de subprojetos.
Texto: Lucas de Azevedo – Jornalista
Foto cedida para divulgação