Doutor em Administração Pública e membro do Capítulo Obreiros do Século XXI ministrou palestra sobre Corrupção

O Irmão Sênior DeMolay, membro do Capítulo Obreiros do Século XXI nº 057, em Teresópolis na Região Serrana do Rio, Mário Vinicius Claussen Spinelli, (o primeiro da esquerda para a direita na foto), doutor em em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas, (FGV), em São Paulo e mestre em administração pública pela Fundação Pinheiro, em MG, foi um dos convidados para ministrar palestra sobre Corrupção Diálogos Interdisciplinares juntamente com outros dois convidados, o ex-ministro do Planejamento e da Central Geral da União, (CGU), advogado Valdir Moysés Simão e a atual diretora da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, (USP) campi Ribeirão Preto, Mônica Herman Caggiano.

Spinelli, atualmente está como ouvidor geral da Petrobrás e professor da FGV em São Paulo. Nesses 20 anos de trabalho e afinco nessas áreas de atuação contra a corrupção, abordou temas importantes nesta palestra realizada no dia 21 do mês passado: quais os fatores determinantes da corrupção que causa a corrupção e quais seriam as medidas necessárias para realizar os efeitos dela nos contextos democráticos, etc.

Lembrou que a corrupção é causada por questões individuais (que são os valores, princípios de cada pessoa), pelos valores culturais (onde o que determinado grupo social entende como prática aceita ou não) e a questão institucional (que são as regras do jogo, que os agentes públicos e privados estão submetidos).

“Ao longo desses últimos anos o Brasil evoluiu bastante no combate a corrupção, nós temos hoje uma legislação melhor, temos os indicadores de transparência que são melhores do que o do ano passado, mas temos um desafio muito grande ainda pela frente, onde o país registra muitos índices de impunidade. Temos que lembrar a todos, constantemente, que a corrupção é um crime que não vale a pena”.

Spinelli observou ainda que é preciso engajar a sociedade e que todos estejam atentos contra a corrupção, pediu também para cada cidadão valorize seu voto nas eleições desse ano; que possam cobrar dos seus políticos um trabalho mais eficiente contra a corrupção. A palestra foi realizada pelo site Jota especializado sobre assuntos jurídicos.

Texto: Lucas de Azevedo – jornalista

Foto cedida para divulgação

Compartilhe!

Postagens Relacionadas