O Capítulo Barra Mansa nº 002, em Barra Mansa, distante 140 km do Rio de Janeiro, patrocinado pela A.R.L.S. Independência e Luz nº 301, completou, no mês passado, 40 anos de trabalhos ininterruptos para a Ordem DeMolay. Fundado em 20/03/1981, a data é sempre comemorada em 28 de março devido a uma grande cerimônia de iniciação onde 32 jovens se uniram aos outros 14 que haviam sido iniciados no Rio de Janeiro em 27 de dezembro de 1980, tendo a presença do fundador desta Organização Juvenil no Brasil, o maçom Alberto Mansur, (7 de setembro de 1922/17 de julho de 2012).
O grande idealizador do Capítulo Barra Mansa foi o maçom Rogério Gonçalves Leoni, que tomou conhecimento da existência desta Ordem, em 1973, ao ler uma revista maçônica norte americana, e, a partir de então, despertou-lhe o interesse em conhecer mais profundamente e dedicou-se às pesquisas sobre o tema.
Quando Rogério Gonçalves Leoni ocupou o cargo de venerável mestre da Loja Maçônica Independência e Luz 301, no período 1977-1979, existia um grande projeto de se criar em Barra Mansa, uma organização de jovens, sob os auspícios da Maçonaria, especialmente envolvendo os lowtons, o que resultou na fundação do Clube dos Lowtons.
O projeto espalhou-se positivamente, de tal forma, que o próprio Grão-Mestre, do então Grande Oriente do Estado do Rio de Janeiro, hoje Grande Oriente do Brasil, no Rio de Janeiro, Sylvio Cláudio, demonstrou interesse em criar uma organização similar no âmbito do estado, determinado que Barra Mansa fosse a sede, considerando o grande entusiasmo do venerável mestre da Loja Independência e Luz, Rogério Gonçalves Leoni.
Importante destacar que nessa ocasião, já estava fundado no Rio de Janeiro o primeiro Capítulo da Ordem DeMolay do Brasil, resultado de um incansável trabalho desenvolvido pelo maçom Alberto Mansur, começando assim as atividades da Ordem DeMolay no Brasil.
Nesses 40 anos de trabalhos ininterruptos para a Ordem DeMolay, o Capítulo Barra Mansa nº 002 já iniciou cerca de 400 jovens, forjando grandes cidadãos para a sociedade.
A história do Capítulo Barra Mansa nº 002 começa, então, no final do ano de 1980, passando a ser o segundo do Brasil, e, atualmente, é o primeiro em funcionamento ininterrupto.
Importante destacar que, inicialmente, o Capítulo Barra Mansa nº 002 ficou subordinado ao Supremo Conselho Internacional de Kansas City, sediado nos Estados Unidos, e no ano de 1985, com a fundação do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, antigo SCODB, todos os capítulos passaram a fazer parte dessa jurisdição brasileira.
Um registro interessante é que o Capítulo Barra Mansa nº 002 foi o que mais fez iniciações no ano de 1981, de todos os capítulos do mundo, razão pela qual foi agraciado pelo Supremo Conselho Internacional.
Uma história rica em seu tempo e de grandes conquistas, onde podemos destacar a participação em grandes congressos. Instalaram e fundaram os Capítulos de Volta Redonda Wilton Cunha, Agulhas Negras de Resende/Itatiaia, Rio Claro, Lealdade e Luz; Valença Visconde do Rio Preto.
De 2012 para cá, marcou presença em todos os congressos na Região Fluminense, como por exemplo, o Fraternidade Escocesa realizado pelo capitulo de Duque de Caxias, e também em 2019, estiveram presentes em Angra dos Reis, no evento organizado pelo organizado pelo Capitulo Luz da Costa Verde.
Nesses 40 anos, cerca de 30 Irmãos deste Capítulo também ingressaram na Maçonaria local.
Texto: Lucas de Azevedo – Jornalista
Foto cedida para divulgação